Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Adoção de livro de português causa polêmica, comentando..

Oi, Dilma.


Tentei comentar, mas os links não vão..então coloquei aqui.

Não acredito que a língua portuguesa padrão tenha maior rigor, mais que é uma variante do continuum que é o português. Desde o início dessa discussão li textos de vários autores (todos homens) criticando, muito o livro, com argumentação semelhantes as dos Sérgio Nogueira:“ não se vai a escola para aprender falar errado, pois isso já sabemos”, “ “não vamos a escola para aprender o que podemos aprender sozinhos”. Se aprendemos, aprendemos com alguém, com a família, com pessoas de convivência de várias instituições, com as professoras e professores enquanto dão aulas, ou seja, aprendemos em contexto amplos de repasse de ensino, ou agora só a escola faz isso - transmite conhecimento -? Um dos textos que chegou até mim, foi publicado na veja, tem um link sobre a discutida parte do livro, vai em anexo só a página que traz o exemplo tão “aclamado” para vocês verem do que se trata. 

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/files/2011/05/livro-didatico2.jpg


Gostei da ideia do livro, e queria lembrar que questões sobre língua, ou quais vertentes falar de uma língua, quais línguas falar, são construções sociais regidas por imposições sociais, políticas, economicas, éticas... As críticas sobre o livro estariam em torno de: “ não temos produção de conhecimento válida em pessoas pobres” ? A língua culta foi uma grande conquista? Pode ser, mas foi uma grande imposição também, e a não standartização dela também vai ser, e para grupos diferentes.

Não tenho dúvidas de que podemos ver esse livro no sentido de uma luta contra-hegemonica. Se o MEC, que é a instituição mor, deu seu parecer positivo, eu fico feliz, e se agora vão contestar a legitimidade do MEC, que seja. Não foram os populares, os indígenas..que pediram um Estado-nação regulador de suas vidas. Agora vão querer mudar as suas próprias regras só por que estamos as jogando contra eles?

Vai em anexo um texto interessante sobre tudo isso:


A batalha das línguas na guerra das culturas


Elismênnia

Um comentário:

  1. Elismenia,sua postagem acrescentou elementos ao debate. Ao colocar a página do livro em questão, aplia se o âmbito de debate.
    Dilma Maria

    ResponderExcluir