Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Kit Anti-Homófobia: Educação e a disputa política e religiosa

        Kit será uma ferramenta para o professor trazer o debate sobre diversidade sexual na escola e quebrar preconceitos, mas eu me pergunto o que nós futuros profissionais da educação temos com isso e o que de fato sabemos disso?
       O Ministério da Educação, com intenção de combater a homofobia nas escolas pública do Brasil estava desenvolvendo um material junto a Ong Ecos (Comunicação em Sexualidade) fundada pela socióloga Sylvia Cavasin, com verba de R$ 1,8 milhão de uma emenda ao Orçamento aprovada pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara. O dinheiro também serviu para financiar seminários e pesquisas sobre o tema. O kit seria entregue aos professores para que estes trabalhassem o tema em aula, com o material que concite em o caderno do educador, seis boletins para os estudantes e cinco vídeos, dos quais três já estão em circulação na internet. Os boletins deveriam trazer orientações sobre como lidar com colegas LGBT abordando assuntos relacionados a sexualidade, diversidade sexual e homofobia. O material seria destinado a alunos do ensino médio, com idade entre 14 aos 18 anos. Em 6 mil escolas da rede pública de educação onde o Mec identificou casos de homofobia.
        Desde o ano passado a proposta do Mec vem causando polêmica e protestos por parte conservadora e religiosa da sociedade. Desde pastores, padres e outros lideres religiosos que vem criticado e atacando a proposta. Segundo eles o Kit iria incentiva que os alunos se tornassem homossexuais. E pejorativamente o Kit vem sendo chamado por esses de Kit Gay que segundo suas teorias de conspiração seria parte de um plano de instalação de uma ditadura Gay junta a também polêmica proposta que tramita há anos no congresso PLC 122 que torna Homofobia crime inafiançável com 2 a 5 anos de prisão como o racismo.
        Outra critica também vem do famigerado Deputado Jair Boçal Bolsonaro, militar da reserva do exercito de extrema direita elitista, e esse não só homofobico declarado, mas também racista sexista e machista, defensor da tortura e pena de morte de forma higienista se inspira em presidentes da ditadura militar do Brasil o qual o mesmo e saudosista, chegou em oposição o Kit Anti-Homófobia distribui milhares de panfletos contra a Kit com teor altamente homofobico que ataca toda a população e LGBTT e o principais lideres do movimento no Brasil. E é não dever ser por isso que grupos Neo-nazista fizeram um manifesto (pacifico) e claro estavam em menor numero, Pró-Bolsonaro. 
       Mas as polêmicas com a relação ao kit na política não para por ai já de um tempo a bancada evangélica e católica do congresso vem pressionado o Mec e o governo contra tal medida. E decidiram pressiona ainda mais nos ultimas semanas (após uma “derrota” com a aprovação da união estável de casais do mesmo sexo do STF) parlamentares desses grupos decidiram apoiar investigações sobre o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci para esclarecer a multiplicação do seu patrimônio e de pedir uma CPI na área da educação por causa do projeto do material que seria distribuído às escolas para promover a diversidade caso o kit não fosse suspenso.
        Coincidentemente com a pressão da bancada cristã a presidente Dilma Rousseff que ano passado em sua campanha presidencial sofreu dura criticas de grupos cristão por se posicionar a favor do aborto e casamento homoafetivo, depois de se encontrar com a bancada evangélica e de ver trechos dos vídeos, a presidente decidiu suspender a distribuição do material. E afirmou que “O governo defende a educação e também a luta contra práticas homofóbicas. E ainda disse Não vai ser permitido a nenhum órgão do governo fazer propaganda de opções sexuais”. E coincidentemente por um caso ao conseguir a suspensão do kit anti-homofobia, as bancadas evangélica e católica deixaram de pedir a convocação de Palocci e recuaram na abertura de uma CPI da educação. O ministro Carvalho, no entanto, discorda da versão de um acordo com os parlamentares envolvendo o caso de Palocci: "Não tem toma lá, dá cá", disse 
        Então o que eu posso concluir com este Kit contra a Homofobia sobre a educação neste país? O que virou as políticas educacionais? Uma fera? Para que chantagistas possam negociar que suas crianças não virem gays ao verem os vídeos contra homofobia? Sim por que isso que eles alegam, o que engraçado que com tantos de vídeos filmes, novelas, literatura e em fim com romance, sexo, erotismo e pornografia heterossexual a população LGBTT não viraram hetero. A questão não e de preservar os “nossos filhos” da pedofilia que eles defendem que Kit aumentaria, a questão e outra, não e que eles não estão aberto ao debate sobre homofobia, pois para eles nao existe debate, pois isso não e relevante em pais em que a se mata 250 homossexuais por ter uma orientação sexual diferente onde a cada dia vemos aumentar a violências contra essa população. E porque a simples discursão na escola publica sobre o tema os ameaça tanto?
        O que ele são? Ala conservadora elitista, cristã com princípios e morais da família. O que esta jogo ele manterem uma estrutura de poder heteronormatizadora em que o homem e o centro, essas questões não atingem somente os LGBTT o mesmo principio da homofobia para mim bem claro e o mesmo do homem que bate na mulher, mostrar seu poder e força. E para isso não e permitido debate, eles tem que manter estrutura milenar patriarcal machista bíblica, a final e a verdade, para eles e deve ser para todos e não vão medir esforços para isso. Agora estão se usando de chantagem barata moedas de troca. Pois afinal estamos em um Estado pseudo-laico, onde se ver as sombras da intolerância religiosa vindo do medievo e o controle sobre a forma de pensar assim como na ditadura militar. 
        Logo eles que dizem que os movimentos LGBTT estão implementar uma ditadura Gay, vão colocar uma mordaça neles e olha tadinhos não vão poder exercer sua liberdade de expressão de serem homofobicos, vão junta a mesma latrina de racistas e neo-nazista que não podem ser racista legalmente. 
        Bom era isso que tinha para dizer desculpa minha franqueza, exaltação e eu acredito que este debate só esta começando e ainda vai vir muita coisa, mas também toda vez que a sociedade da passo para frente parece que ela tende a dar outro para traz assim como foi o caso da escravidão em nosso pais havia os abolicionistas e os escravocratas e mesmo após a escravidão a população negra continua tendo problemas. E como futuros profissionais da educação ainda mais na área das ciências sociais temos de esta preparado ao debate sobre a homofobia, a diversidade sexual e um fato e como educadores teremos responsabilidades com sociedade já que será nos a educar. 

 Danilo Cardoso 

 Fontes:






6 comentários:

  1. Oi, Danilo.

    Eis aí uma discussão que é bem mais da "comunidade" que da escola?

    Em tempos de bio-poder, “apesar de..” as pessoas são, elas existem e resistem até para existir. Temos lutas de resistência pela vida. Alguém fala para família que é hetero? É um pressuposto do estado que regula principalmente o corpo das mulheres em questões como o aborto e tantas mais.. é um pressuposto de uma ideia de família nuclear, te geraram em uma boa e velha política de papai e mamãe. É um pressuposto da escola, estudantes bissexuais, lésbicas e homossexuais tem que ser “discretos” em suas práticas afetivas para não sofrerem danos. É um pressuposto social: não podemos falar sobre isso, se não corre o risco de incentivar as pessoas.

    Não podemos falar para as pessoas que elas podem se apaixonar por pessoas, e não só por homens, ou por mulheres? De fato, se a escola institucionaliza um debate sobre “seja o que seu desejo quiser”, poderíamos discutir relações humanas: meninas que convivem com meninas não precisam só “disputar as roupas, as notas a atenção, serem falsas amigas”. Meninas que convivem com meninos não precisam estabelecer uma relação de interesse sexual. Em que mundo eu viveria se as bruxas más quisessem me salvar dos príncipes desencantantes?

    O Kit não seria imediatamente um “seja o que seu desejo quiser”, para chegar em algo assim nem sei por onde começar em termos de teoria/prática... teoria Queer? Feminismos e sexualidade? Direitos humanos? História da sexualidade? Formação do estado-nação? O Kit seria uma política contra práticas de violência relacionadas a sexualidade das pessoas. Seja por sapatão, viadinho, bichona, caminhoneira, gays, essas pessoas existem, são reconhecidas até quando querem ser invisíveis, um pouco de reconhecimento sem agressão não transformaria o mundo em uma ditadura dos gays.

    O interessante dessas discussões é o não falar sobre o projeto em si, não ver as manifestações dos docentes que teriam que lidar com esse material. É ver junto as relações de poder e ética as cosmologias em jogo, existem inúmeros segmentos religiosos para gays, que não condenam as práticas afetivas entre pessoas do mesmo sexo com base nos livros sagrados, existem inúmeras famílias distintas da nuclear, existem.. apesar das tentativas de silenciamento, de criminalização e agressão. Essas pessoas existem e por existir elas resistem e transformam o mundo... e transformam a escola, nessa questão toda temos um bom dialogo sobre currículos e sobre a tal participação dos intelectuais..


    Elismênnia

    ResponderExcluir
  2. No contexto escolar, ou seja, este ambiente que devaria ser de inclusão, diversidade, onde as diferenças deveriam ser reforçadas, não há espaço para sexualidade, na verdade é como se os corpos fossem dezassexuados. Parece que alguns pensam que ao entrarem na escola, ao passarem os portões do ambiente educacional, os corpos não tivessem mais desejos e vontades!
    E este kit é uma ferramente importantíssima para que uma socidade mais justa e menos homofóbica fosse constituida.
    Não se ensina ninguém a ser gay, mas se ensina a ter ódio, a matar, desrespeitar, maltratar e outras coisas mais.
    Quantos adolescentes e crianças são humilhados? Quanto sofriemento estas crianças e adolescentes são submetidos e agora que algo poderia começar a ser feito... ficará como esta!
    Jouber

    ResponderExcluir
  3. Eu sou de certa forma contra o kit gay, pois será que teremos profissionais que irao saber passar de forma certa, sobre o preconceito ou isso so irá acorrentar mais preconceito, penso que esse kit, se não tiver profissionais capazes de transmitir de forma certa o que é o preconceito, como se da, penso que só trazerá mais preconceito para dentro da escola... E acho também que não deveria ser um kit gay, so por ser esse nome já gera preconceito, mas deveria ser um kit sobre a diversidade como um todo, de gênero, de classe, e etnia, etc, mas claro é preciso que o professor tenha uma formaçao para depois poder passar isso para os alunos.

    Sara Liz G. Cararo

    ResponderExcluir
  4. Oi pessoal acho o debate sobre o "Kit gay" bastante complicado principalmente porque vivemos em uma sociedade preconceituosa falo isso principalmente por relato de uma colega de trabalho que afirmou ser contra o Kit e sobretudo a legalização do casamento homossexual, resaltou ainda que não tem "preconceito" porem para ela esse Kit teria como principal função incentivar as pessoas a serem homossexuaise sabemos que não é esse o intuito.percebe-se que as pessoas não gostam destas como realmente são mas por diversos fatores que nos influenciam psicologico e socialmente. Acho sim que o Kit juntamente com a escola seria um instrumento importante para acabar com o preconceito e percepções equivocadas sobre a realidade, para que os individuos possam ter relações respeitosas transformando em uma sociedade mais justa e igualitária.

    ResponderExcluir
  5. Olá,achei um absurto esse negócio de kit gay! Primeiro, por que a raiz dos problemas nao está no racismo em si mesmo,mas na falta de moral e decência no mundo em que vivemos!
    Será corecto,dizer que aqueles que pretendem preservar a moral e a decência,são racista maxista;Desde quando? No passado Deus ordenou que,fosse extinto todo o homem que deita-se com outro homem, por que é abominação diante do olhos do Senhor! Ora se o próprio Deus ordenou isso,quem somos nós seres humanos,para pensar que podemos fazer aquilo que bem nos parece? Não sou a favor da violência e acredito que religoso, cristão verdadeiro também não o será,no entanto, temos que preserva aquilo que é moral e decênte, pois se todo mundo passar ser gay a raça humana não seria extinta?É uma lógica!Portanto vemos que isso é mal,contra a lei da natureza e contra a lei de Deus.
    Portanto,é um crime que no final acabará com a morte eterna!
    O que deve ser feito ao invés desse kit Gay? É LÓGICO QUE DEVE SER ENSINADOS AOS JOVENS,O QUE É SANTO NOBRE E JUSTO! Se enculcar as leis de Deus em seus corações e leva-los a amar a Deus e obedecer os seus mandamentos,não existirá nem gay nem racista e nem violência,por que tudo é crime e contra as leis de Deus!
    Agora,vivemos numa sociedade corompida,imoral que até da nojo!Agora vem com essa conversa de kit gay?!fala sério...Antes com esse dinheiro, comprar biblias,livros educativos e distribuir e ensinar nas escolas,para formar bons cidadões em todos os aspectos,em todos os sentidos.

    ResponderExcluir