Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de maio de 2011

JORNAL UFG


“... enquanto alguns foram à Lua, muitos nunca foram à escola”
20/04/2011

Professora da Faculdade de Educação fala sobre letramento digital e aprendizagem em rede
Gosto muito de ler o jornal da UFG, no nº 44 de abril de 2011, entre as várias matérias publicadas encontram-se três que dizem respeito à educação, as três são muito interessantes. A primeira tem como título: Questões para a aprendizagem em rede, da professora Débora Duran da Faculdade de Educação. Ela “busca compreender de que forma ocorre a apropriação do conhecimento em tempos de alto desenvolvimento tecnológico.”  Ela aborda um pouco sobre a EAD (Educação a Distancia), sua importância e de como esta ainda constitui um desafio altamente complexo para a educação.  Fala sobre a TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) como estas tem atuado sobre a sociedade, mas que não podem garantir o pleno desenvolvimento cognitivo e social do individuo. Gostei muito da maneira como ela coloca todo esse desenvolvimento e de como a ID ( Inclusão Digital) além da suposta democratização que traz em seu bojo possui na verdade outros interesses mais fortes.
O texto nos faz refletir sobre o fato de que mais uma vez a formação de cidadãos críticos passa não só pela educação formal, pois como sabemos esta é muito manipulada, mas passa também pela educação não formal, aquela do dia a dia, em nossos encontros, conversas, discussões, questionamentos e etc.,  onde ocorre o “agir comunicativo” de Habermans.
Fica aqui a dica para a leitura de todo o texto da entrevista que pode ser lido na integra no www.jornalufgonline.ufg.br
Sandra Rancan

Nenhum comentário:

Postar um comentário