Powered By Blogger

sábado, 28 de maio de 2011

Concurso Público Secretaria de Educacão do Município de Senador Canedo

No fim de semana passado (22/05/2011) foi realizado o Concurso Público da Secretaria de Educacão do Município de Senador Canedo. Para os que não ficaram sabendo e ainda não tiveram oportunidade de dar uma olhada na prova de "agente educacional", o tema da redacão foi o seguinte: Educacão: um meio de ascensão social e/ou de satisfacão pessoal?
Poder-se-ia escolher entre um artigo de opinião, no qual o autor deveria defender as posicões favoráveis à educacão como forma de ascensão social e ao mesmo tempo como meio de satisfacão pessoal; ou uma carta ao leitor, na qual deveríamos nos posicionar como um estudante de escola pública e relatar o que de fato significa a educacão para ele.
Dentre os textos da coletânea, houve um que fez referência ao vestibular: Jovens buscam a satisfacão pessoal na hora de escolher a profissão. Este me instigou bastante... me pareceu um tanto quanto incoerente, principalmente pelas discussões que fazíamos em sala acerca do texto do Pedro Demo.

Achei o tema muito provocativo... e está muito relacionado com as nossas discussões em licenciatura.

E vocês, o que acharam deste tema???

Kárita Segato

7 comentários:

  1. Kárita, para mim tanto a satisfação pessoal como a ascensão social andam juntas no nosso dia a dia. Na sociedade em que vivemos é responsabilidade de cada cidadão o êxito na vida profissional ( em outras áreas também). O estado diz que supre todas as necessidades do indivíduo para que ele se forme como cidadão e participe de seus direitos e deveres, sabemos que na prática não é bem assim. Achei o tema confuso e tendencioso, não só para os profissionais da área de educação, mas também para as demais profissões. Todo ser humano busca satisfação pessoal e isto envolve o financeiro, afinal como vou realizar bem meu trabalho se na minha vida privada faltam coisas. O maior dilema na vida do ser humano é ser equilibrado, saber dosar os excessos, penso que os professores são os que mais procuram e precisam desse equilíbrio pelo fato de serem formadores de opiniões. Espero que todo esse debate em torno da educação nos últimos dias, tanto por causa do kit conta homofobia, o vídeo da professora Amanda e as reportagens da Globo e outros venha contribuir para melhorar nossa educação, e não para acentuar discórdias, radicalismos e falta de bom senso, pois afinal quem está no meio de toda esta discussão e tem muito a perder são os educandos deste país, os quais são muito preciosos para o presente e o futuro.
    Sandra Rancan

    ResponderExcluir
  2. No meu ponto de vista a educação não deve ser posta entre esses dois fatores. Essa ascensão social disposta pela educação, surge mais como características fantasiosa, do que realidade, age como uma forma de fomentar o estudante para que o mesmo fique ligado à educação. Se fosse de uma maneira igual para todos os estudantes até seria justo, porém a única coisa que acontece é realçar ainda mais a disparidade nos espaços da educação.
    A satisfação pessoal nunca está relacionada as verdades do seu verdadeiro ser, já que a mesma é influenciada por diversas pessoas, como os pais, professores, amigos, colegas e até a si mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Kárita! Podemos analisá-lo de dois pontos de vista.
    De um lado temos uma minoria que sempre freqüentou escolas particulares sem se preocuparem com sua subsistência e podem se dar ao luxo de escolher um curso destinado às elites como, direito, medicina, engenharias, etc.
    Certamente para esses existe a possibilidade de se alcançar tanto uma quanto a alternativa.
    E do outro a maioria proveniente de escola pública que se vêem obrigados a optar pelos cursos da área das ciências humanas que são menos concorridos e de preferência que não sejam de período integral para que possam além de estudar, trabalhar e se manterem.
    A esses resta somente o que Pedro Demo denominou em seu texto de “restos do vestibular” que certamente não oferecerá senão a uma minoria as condições de alcançar tanto a ascensão social quanto a tão almejada satisfação pessoal.

    Maria Aparecida

    ResponderExcluir
  4. Acredito que haja um ponto em comum entre os jovens que buscam uma carreira profissional, independente da classe social em que se encontra, em primeiro momento todos são levados a pensar sobre a escolha de um determinado curso pela afinidade de tal, no entanto existe uma realidade social que não possibilita somente esse critério de escolha para estes jovens, acredito que a educação possa contribuir aqui no sentindo de dar subsídio para o desenvolvimento profissional, mas que através dela também se possa construir uma base para se obter uma satisfação pessoal.



    Thaís Santos

    ResponderExcluir
  5. Esse tema para mim parece ser interessante, pois muitas pessoas nao param pra pensar se o que eu quero para minha vida é satisfação pessoal ou ascensao social e acabam que confundindo os dois, pois muitos acham que por exemplo gostam de medicina, mas será que la no fundo ele nao está pensando é no quanto ele poderá crescer financeiramente fazendo medicina ou engenharia, sim na minha opinião, poucos conseguem juntar o útil ao agradável...

    Sara Liz Gobbes Cararp

    ResponderExcluir
  6. Dados de uma pesquisa feita em São Paulo com estudantes do ensino médio, revelaram que 49% dos estudantes se sentem pressionados a fazer uma faculdade. De acordo com o levantamento, na hora de escolher a carreira, 81% dos jovens de hoje se guia pelos salários , 86% por suas habilidades, mas 89% busca principalmente satisfação pessoal com o trabalho. Isso reflete bem o tema proposto para a redação, na verdade a educação é um divisor de águas na vida de um individuo, acredito que quando o individuo procura sua satisfação pessoal ele consegue atingir de certa forma sua ascensão social, pois esses conceitos são muito relativos.
    LADY TATIANE

    ResponderExcluir