Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de maio de 2011

o maior problema da educação está na gestão!

Disciplina dá a escola de Goiás nível de países desenvolvidos
O JN no Ar visitou as duas escolas de Goiânia com o pior e o melhor desempenho no Ideb no município. A mais simples obteve a maior média entre todas as visitadas pela blitz até agora: 7,1.


Caros colegas! Certamente todos vocês assistiram essa reportagem veiculada pelo jornal nacional do último dia 19 sobre as escolas goianienses com maior e menor média no IDEB, onde podemos observar que em uma escola com melhores instalações físicas e com professores com salários um pouco maiores os alunos obtiveram a menor nota e na outra com instalações inferiores e professores com salários menores observamos um melhor rendimento e aproveitamento dos mesmos. O que me leva a concluir que o problema está na má qualificação ou até no descaso da gestão.

Maria Aparecida

6 comentários:

  1. Oi, Cida.

    Como diriam algumas colega parece que a ideia do jornal está sendo em termos de : o problema da escola não é o salário ou as condições de estrutura, são as pessoas que gerenciam a escola. Mas, vamos lá as pessoas que tem prática com sala de aula: ganhar em torno de 4 salários mínimos vai custar três turnos de aula por dia, com essa rotina será possível cumprir rotinas básicas como o planejamento das aulas? Ganhar menos de 2 salários mínimos por mês, pegando aulas em um só turno, vai possibilitar as condições necessárias para professoras e professores estarem em sala de aula?
    Elismênnia

    ResponderExcluir
  2. O problema das escolas estão vinculadas com o mal pagamento dos profissionais da educação. Como o comentário acima aponta, não tem a menor possibilidade de uma pessoa se organizar, preparar, planejar, etc. qualquer tipo de atividade, que possa ser denominada como um dos principais agentes de mudanças da sociedade. No meu ponto de vista é muita responsabilidade para profissões que não são valorizadas.

    ResponderExcluir
  3. O problema das escolas está vinculado com o mal pagamento dos profissionais da educação. Como o comentário acima aponta, não tem a menor possibilidade de uma pessoa se organizar, preparar, planejar, etc. qualquer tipo de atividade, que possa ser denominada como um dos principais agentes de mudanças da sociedade. No meu ponto de vista é muita responsabilidade para profissões que não são valorizadas.

    ResponderExcluir
  4. Na verdade, penso que tanto o descaso da gestão quanto as condições inadequadas de trabalho dos profissionais da educação influenciam na qualidade de ensino hoje no Brasil. Os profissionais da educação devem ser estimulados pois percebo que aos poucos estão perdendo o prazer e o bem querer pela profissão. No Brasil o profissional da educação não tem o prestígio que merece. Porque damos mais valor a um engenheiro, a um médico, a um advogado, a um músico, do que a um professor, se de certa forma esse profissional só existe porque alguém lhe repassou o conhecimento, então alguém foi seu professor, assim confirmando a importância do professor para todas as outras profissões.
    Lady Tatiane

    ResponderExcluir
  5. Oi cida,

    Concordo que um dos ploblemas da educação está na má gestão, porém não acho que seja apenas isso.O problema da educação está inscrito na sociedade, ou seja, no período de modernização do país a população desprovida de capital social e cultural foi reproduzido e não houve por parte da elite do país para que esse quadro fosse mudado. Assim acho que para resolver o problema da educação em nossa sociedade tem se que começar a pensar em problemas outros, tais como pobreza, saúde entre outro.

    Danilo Correia

    ResponderExcluir
  6. Há varios elementos que interferem na educação, acho que naõ seja apenas a gestão mas um conjunto de fatores que contribui para a precarização do ensino, como a falta de infraestrutura adequada nas escolas, não pelo descaso da gestão mas sim pela falta de verbas destinadas a esse fim, e principalmente o descasos da profissão dos professores que recebem muito aquém do que deveria desmotivando outras pessoas a sguirem nessa profissão.
    Flávia Kamilla

    ResponderExcluir