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sábado, 26 de março de 2011

Educação versus Política


Durante a aula de estágio 3, discutimos sobre as teorias pedagógicas da educação. Durante a aula travamos um debate a cerca das teorias "Não-críticas", "Críticas-reprodutivas" e por último a teoria Crítica da educação. Por conta dessa discussão, tentei fazer uma relação com os conteúdos que ando lendo para a construção do meu TCC e fiquei com uma sensação...
 Já que para a consolidação e o bom funcionamento de políticas de participação é necessário dentre outras condições uma tradição "associativista"( nos moldes de Tocqueville). Como alcançar esta condição? (essa é minha sensação, poderia ser uma dúvida). 
Levando em conta essas teorias pedagógicas, mais especificamente a teoria Crítica da educação e seu papel como define Saviani, de dar a "substância correta" para que a classe trabalhadora tenha um ensino, que valorize o diálogo entre professor e aluno sem perder de vista a relação com a cultura acumulada historicamente, quer dizer, este diálogo proposto pode então "fundar" nos indivíduos a "intenção política" fundamental para a participação efetiva na "política". Comentem!!!


Rafael Barros

5 comentários:

  1. Discutíamos também, após essa mesma aula, sobre a palestra do Prof.Simon Schwartzman, e um amigo levantou a seguinte questão sobre o que talvez ele quis dizer sobre o ensino de sociologia aos corajosos alunos que ficaram até o final para ouvi-lo: Que na verdade o papel de mostrar aos alunos a importância de se conhecer o sistema e o contexto político-cultural em que se encontram, não é só do professor de sociologia, mas de todos os outros educadores. Ao professor de "Ciências Sociais no ensino médio" cabe aprofundar as questões, tirar dúvidas, ampliar o conhecimento na área... Mas isso não deveria ser ignorado pelos outros professores. Como a professora Lucinéia mesma disse: alguns educadores insistem em continuarem "analfabetos políticos", quando na verdade a sala de aula é o ambiente não só propício, mas obrigatório para um discurso que vise a formação de "seres humanos sujeitos de si", e não máquinas repetidoras de conteúdo.

    Larissa Messias

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  2. Gostei muito do livro do Saviani "Escola e Democracia", porém discordo de algumas coisas da teoria dele. Ele aponta a educação como a futura salvação para o mundo contemporâneo e agente revolucionário acima de qualquer coisa, concordo que a educação realmente desempenha um papel muito importante para a transformação da sociedade, porém acho que uma série de mudanças deveram acontecer para consequentemente ocorrer mudanças à educação.

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  3. Sim concordo com que o João afirma, mas não sei se interpretei mal, pois me parece que esta perspectiva "hitórico-crítica" criada pelo autor está atrelada as esferas política e econômica.


    Rafael Barros

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