Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de março de 2011

Gramsci, tão atual quanto o nosso blog

Apreciei muito a leitura de Gramsci, para mim é mais um grande pensador e alguém que estava além da época em que viveu; e apesar de estar em condições precárias enquanto escrevia, ele tinha pensamento e visão do que é viver coletivamente e em sociedade. Suas idéias e pensamentos são muito atuais e podem ser aplicados tanto no presente quanto no futuro. É uma pena que muitos apenas o critiquem, pois o veem como mais um comunista louco.
Pelo fato de ter experimentado na minha infância  uma educação humanista, e no ensino médio ter optado pelo ensino técnico,posso entender muito bem a clivagem a que Gramsci se refere, pois ao terminar o ensino médio não me sentia apta para prestar o vestibular,  por isso ingressei no campo do trabalho com a formação técnica. Só que com o passar do tempo percebi que precisava de mais formação para continuar me atualizando, além de poder crescer e oferecer mais na minha área de atuação, por isso  estou aqui buscando mais conhecimento e preparo.
Durante quinze anos trabalhei como professora no ensino funamental e realmente a escola unitária proposta por Gramsci faria muita diferença na vida das pessoas. A formação que esta escola se propõe a dar aos seus alunos seria de grande valia para todas as áreas da vida de cada um, bem como a vida social como um todo.



 Sandra Rancan

Nenhum comentário:

Postar um comentário