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quarta-feira, 30 de março de 2011

Educação Politécnica

Segundo a tradição marxista é por intermédio do trabalho que se faz possível a significação do homem no mundo. O trabalho do homem antes de ser realizado é pensado, essa característica denominada de teleológica é o que diferencia o trabalho humano do animal.
Embora o trabalho apresente esta importância fundamental na vida humana, o desenvolvimento das forças produtivas levou a uma grande divisão do trabalho, gerando assim diversas subdivisões entre os indivíduos que realizam trabalhos determinados.
A divisão do trabalho só surge efetivamente a partir do momento em que se opera uma divisão entre trabalho material e intelectual, esta divisão provoca não apenas a divisão desigual dos trabalhos, como também a repartição desigual dos seus produtos tanto em qualidade quanto em quantidade. Em outras palavras, dá origem a propriedade.
A diferença entre trabalho manual e intelectual exerce influência na sociedade, uma vez que não só o trabalho é dividido entre os indivíduos, mas o próprio indivíduo é mutilado e transformado no aparelho automático de um trabalho parcial.
Para modificar essa situação se faz necessário perceber que a causa de tal processo está no ser, não na consciência, não no pensamento como faz crer o liberalismo, mas na vida que leva o operário a não ter garantida as mínimas condições de desenvolvimento intelectual.
Se as circunstâncias em que este indivíduo evoluiu só lhe permitem um desenvolvimento unilateral, de uma qualidade em detrimento de outras, é somente com a consciência dessa situação que este mesmo indivíduo pode modificar e operar mudanças significativas nessa realidade pela qual é cercado, embora é forçoso reconhecer, a educação oficial não permita ou não estimula tal consciência.
Cada sociedade possui um sistema de educação que se impõe aos indivíduos de modo geralmente irresistível. Há costumes com relação aos quais somos obrigados a nos conformar, costumes que são produto da vida em comum, costumes que são, na sua maior parte, obra das gerações passadas. A educação está relacionada com a religião, organização política, grau de desenvolvimento das ciências, estado da indústria, etc
O limite da emancipação política aparece sob forma de emancipação intelectual, e esta só é possível por intermédio de uma educação de caráter politécnico.
Esta forma de educar promove a difusão de uma nova possibilidade de ensino, na medida em que mistura o conhecimento científico dos laboratórios aos conhecimentos práticos da oficina, proporcionando uma educação que tenha como objetivo germinar o trabalho produtivo, ou seja, um trabalho teleológico, que possibilite novamente ao executor dessa atividade perceber por intermédio desta a existência humana no mundo unindo assim novamente, trabalho material de trabalho intelectual.
Desta forma a educação de todas as crianças, a partir do momento em que possam desligar-se dos primeiros cuidados maternos, e trabalho produtivo andarão lado a lado.

Rafael Moreira.

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