Powered By Blogger

sábado, 26 de março de 2011

Será a educacão uma arma da contracultura?

   Ao ler o artigo "A Contra-Cultura na crise de Civilizacão", de Miguel Urbano Rodrigues (http://www.odiario.info/?p=2002) tive o seguinte questionamento: será a educacão uma arma da contracultura?
   Diz: "A satanizacão do socialismo e a apologia do capitalismo como sistema supostamente democrático são ingredientes básicos do massacre mediático orientado para a formatacão do homem alienado, inofensivo para a engrenagem do poder".
   Se eu pensasse na educacão escolar enquanto uma relacão dialógica e que, portanto, consistisse em um movimento contraditório, mas também num movimento que abarcasse a totalidade dada (falo da superestrutura e infraestrutura), sim, a educacão poderia ser uma arma da contracultura. Contudo, se olhar para as teorias não críticas e crítico-reprodutivistas, ao meu ver, tudo isso é engessado.
   Por isso, talvez eu concorde com a opinião de Henry Bernard (1839): "os livros tiveram seu dia, as Igrejas tiveram seu dia. Hoje, um jornal pode mandar mais almas ao Céu ou ao Inferno do que todas as capelas de Nova York juntas".

Kárita Segato

Nenhum comentário:

Postar um comentário