Powered By Blogger

sábado, 9 de abril de 2011

Ainda sobre a tragédia na escola pública do Rio de Janeiro: BULLYING

   "Bullying pode ter motivado o massacre em escola do Rio de Janeiro".
   Dentre as várias explicacões que a mídia lancou para o massacre, o bullying aparece como uma das principais. Afirmou-se que Wellington Menezes sofria bullying, por ser manco de uma perna, nos anos em que estudou na escola Tasso da Silveira, local do massacre.
   O bullynig costuma ser mais comum em escolas, apesar de ser um problema ocorrente em praticamente qualquer contexto, no qual as pessoas interajam e onde exista uma relacão desigual de forcas ou poder. Suas consequencias são principalmente, mas não exclusivamente, individuais , pois auqele que o sofre pode ter desde queda da auto-estima até, em casos mais extremos como o do RJ, o suicídio e outras tragédias.
   Só que olhar o bullying apenas como um problema individual e que, portanto, merece encaminhamento psicológico, levando-nos, como colocou o Danilo em sua postagem, a interpretar acões isoladas da sociedade, "psicologisando" os fatos, não nos leva a lugar algum e muito menos constitui explicacão ponderante a fatos como o do RJ.
   A questão é muito mais social e diz respeito a todos nós. "Individualizar" o bullying ou mesmo utilizá-lo em representacão da questão da violência na escola é esvaziar uma discussão que está em pauta nas escolas, sobretudo, públicas, e não somente na escola Tasso da Silveira.


Kárita Segato

3 comentários:

  1. Gostei muito do seu comentário Kárita. O problema é que vivemos numa sociedade muito individualista, por isso fica fácil individualizar tudo, até mesmo problemas que atingem um grupo, como é o caso da Escola do Rio de Janeiro. Aliás penso que o maior problema da sociedade atual seja o excesso de individualismo que é crescente em todos os ambitos, que tem início em casa e na escola só de concretiza ainda mais, através do nosso sitema de ensino que premia alguns alunos e massacra outros. Precisamos de alguma maneira reverter este quadro, tendo em mente que o ser humano é um ser social e precisa do outro para sua formação e vice versa.
    Sandra Rancan

    ResponderExcluir
  2. Confesso que fiquei muito chocado com a respectiva notícia. A violência decorrente desta forma não é muito comum em nosso país. A notícia Parecia de outros países, ditos "desenvolvidos". O fato me fez lembrar dos "Tiros em Columbine", uma tragédia ocorrida em uma escola estadunidense, no qual dois jovens vão para a escola armados e matam outros estudantes que zombavam deles.
    O caso do Rio tem as suas especificidades, já que não existia uma vingança para com as pessoas que praticavam bullying contra o jovem, se tratavam apenas de crianças.
    Outro caso que não podemos deixar de comentar a respeito de bullying é o adolescente Casey Heynes, Australiano de 15 anos que era frequentemente zombado na escola por ser gordo. Seus agressores resolveram gravar um momento de violência física contra Casey, o tiro saiu pela culatra. Casey revidou contra seu agressor após receber alguns golpes, arremessou o mesmo no chão. Esse vídeo virou um viral da internet, atingindo milhares de acessos. Esse é o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=qNrWgLyfM4U&feature=grec_index
    Em uma entrevista, Casey relata sua vida e como já havia pensado em acabar com ela, devido ao bullying. O gordinho encontrou forças para reagir contra os seus agressores, se tornando um herói para a grande rede, já que muitas pessoas passaram ou passam por essa violência sem reação, diferente de Casey.
    Este link leva a entrevista do garoto, também conhecido como Zangief Kid (alusão ao personagem do jogo Street Fighter): http://www.youtube.com/watch?v=1ALz7nyvvso&feature=related

    ResponderExcluir