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terça-feira, 12 de abril de 2011

Uma proposta didática para a Pedagogia Histórico-Crítica

Estive fascinada, nas últimas semanas, lendo sobre a Pedagogia Histórico Crítica de Demerval Saviani. E, fuçando na internet, descobri que não só a pedagogia Histórico-Crítica em si já é uma aula e tanto, como também um professor amigo de Saviani nos fez o favor de propor uma Didática adequada aos princípios desta pedagogia. Lendo mais sobre o assunto, descobri que esta didática se enquadra perfeitamente nas propostas metodológicas para o ensino da nossa querida disciplina.
No livro "Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica", João Luiz Gasparin nos traz a possibilidade de uma metodologia de ensino que passe pelas etapas dialéticas da prática-teoria-prática. Ele esclarece que este processo se dá no seguinte movimento: parte do conhecimento da realidade empírica da educação e, através do estudo da teoria, da abstração, possibilita chegar à realidade concreta da educação, realidade plenamente compreendida.
Um dos principais papéis da Sociologia no Ensino Médio é promover a desnaturalização, o estranhamento e a tomada de consciência dos fenômenos sociais, na intenção de superar o senso comum que está enraizado no ambiente educacional. Analisando, portanto, a didática da Pedagogia Histórico-Crítica, descobrimos que uma das suas principais funções é privilegiar a contradição, a dúvida, o questionamento, despojando os conteúdos de sua forma naturalizada, pronta e imutável, tendo como ponto de partida a realidade social mais ampla.
Ao professor de Sociologia são concedidas duas escolhas metodológicas: apresentar aos alunos as teorias e o conhecimento necessário para poderem desenvolver o conhecimento sobre a sociedade em que vivem; ou apresentar a sociedade em que estes alunos vivem para posteriormente elaborar o conhecimento que precisam desenvolver visando compreender a lógica do seu funcionamento e os fatores determinantes dos processos sociais, podendo assim enxergar a si mesmos como sujeitos transformadores desta sociedade. E a didática da Pedagogia "Dialética" (como ele também a nomeia) sugere exatamente a segunda metodologia.
Esta didática contribui, portanto, para que a Sociologia se consolide como uma disciplina respeitada no meio educacional e para que tanto alunos quanto professores, e também a comunidade em geral, a reconheçam como necessária para que o processo de ensino-aprendizagem saia da simples transmissão de conteúdos para a formação de sujeitos críticos, preparados para a realidade da sociedade e capazes de compreender o todo maior que orienta não só a educação, mas todas as formas de organização social.
Como disse a professora Lucinéia, realmente é uma baita leitura complementar para transportar a Pedagogia Histórico-Crítica para a realidade sala de aula. 

Larissa Messias Moraes

2 comentários:

  1. Seu post está ótimo, tendo em vista a forma clara como escreve. Porém discordo somente em um parágrafo, quanto a perspectiva de superação do "senso comum" o qual eu entendo como fundamental para o ser social. Entendo que as "ciências socias" no ensino médio será subsidiária para a desnaturalização e nesse sentido operarando sob o senso comum, que eu entendo como uma base de conhecimento comum da humanidade em que o indivíduo deve operá-lo de forma teleológica.


    Rafael Barros

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