Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Vídeo das PPPs

Este vídeo é um desenho das Parcerias Público Privado - PPPs, algo muito atual, apesar de serem poucas as discussões na sociedade... Discussões sobre as PPPs fazem parte do cenário Político Goiano. Transformações impostas a sociedade sem consulta previa e mais sem transparência.
E nos cientistas sociais! será que podemos opinar sobre o assunto? o que podemos fazer? ou ainda o que devemos fazer? Enquanto intelectual ( no sentido proposto em Gramsci) qual seria o nosso papel para com a nossa sociedade?


http://youtu.be/DRJabe-QrsM

Cíntia Dias

6 comentários:

  1. A apropriação do dinheiro público para benefícios do privado é algo rotineiro da política econômica, as grandes empresas (Votorantim, Gerdau, Odebrecht...) nunca realizam investimentos com seu próprio dinheiro, as mesmas sempre utilizam os créditos oferecidos pelo BNDS. O governo sempre abastece as iniciativas da sigla S (Sesc, Senai, Sesi...), no intuito das mesmas realizarem seus projetos.
    O pior que o BNDS está pouco disposto em oferecer créditos para a população em geral, não sei se é por medo de receber o emprestado, caso for por esse motivo, existe um grande equivoco, já que essas empresas nunca retorna o emprestado.

    ResponderExcluir
  2. Cíntia, após ler um pouco mais sobre o assunto, e já tendo em mente várias experiências pela qual o Brasil já pasou e passa com a PPPs, penso que a idéia é boa, se ela funcionasse na sua essência, porém para isso concordo com a frase que ouvi uma vez: O Brasil precisa ter mais fiscalização para que as boas idéias não se percam quando colocadas em prática por um sistema viciado em corrupção. Enquanto isto não acontece vejo as PPPs, como mais uma maneira de se fazer o contribuinte pagar a conta às vezes sem usar ou beneficio, ou mesmo pagar um valor muito alto para usufruir do benefício ( exemplo pedágio nas rodovias)Qto a sua pergunta, penso que como cientistas sociais, nosso papel é levar as pessoas a refletirem sobre o assunto, quem sabe assim juntos como sociedade buscarmos uma solução.

    Sandra Rancan

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Sandra no que diz que a ideia das PPPs é boa se funcionasse tal como proposta estipulada. Percebo uma inversão de papéis, ou melhor, um direcionamento equivocado dos benefícios. Fato é que as PPPs ao invés de ampliar os investimentos públicos, a partir da maior participacão do setor privado na provisão de servicos, beneficiando, assim, os contribuintes, só ampliam os ônus destes. Como a Sandra colocou, o contribuinte paga um benefício não utilizado ou paga muito mais do que vale o benefício. Acaba que o público fica "refém" do privado e o contribuinte tem que pagar o exigido.
    Acredito que a deficiência maior esteja na eaboracão dos projetos, que implicam riscos, os quais não são devidamente explicitados, o que deveria ser central neste processo da PPPs.

    KÁRITA SEGATO

    ResponderExcluir
  4. Existem PPPs até na administração escolar!?Estudando um pouco sobre assunto, os conselhos escolares, contam com a integração da sociedade civil para a deliberação e administração escolar. Minha dúvida é. Essa possibilidade de envolvimento da sociedade civil com a escola, caracteriza-se em uma PPP?

    Rafael Barros

    ResponderExcluir
  5. A pergunta é, porque não se discute PPPs para recuperar o Rio Meia Ponte; ou em defesa do Rio Araguaia, ou ainda em projetos culturais? Ora, a única vantagem que se vê nas ditas PPPs é o LUCRO. Essas Parcerias tem uma única e determinante finalidade o Lucro. Por onde passaram, registraram a ganância legitimada e ate patrocina pelo o Estado.
    As PPPs tende privatizar serviços básicos e essenciais para sobrevivência do homem, isto é, delimitar os serviços que deve ser público e de qualidade, tornando-os particulares (Privado). Bens como a saúde, a energia, os rodovias...A água que é um bem da humanidade! São patrimônios que deveriam ser público, e permanecer nas mãos do Estado.

    Cíntia Dias.

    ResponderExcluir
  6. Teoricamente, se esta nas mãos do Estado, é publico.
    Mas não é sobre isso que gostaria de comentar.
    A bem verdade é que, parcerias publico privadas deveriam ser maiores sim. Temos uma especie de pensamento paranoico quando falamos de meios privados, como se o lucro obtido de forma nao corrupta fosse um pecado.
    A verdade é que em um mundo capitalista, o que faz a economia de um país forte é o desenvolvimento do seu capital interno, o que é praticamente inexistente em nosso país.
    As PPPs, quando feitas de forma controlada e sobre constante vigilha, pode atuar como uma forma de incentivo para nossa economia interna fraca das pernas.

    Lucas O.

    ResponderExcluir