Powered By Blogger

quarta-feira, 22 de junho de 2011

A Cruel Realidade Das Escolas Públicas De Nosso País

Uma discussão entre dois alunos terminou em morte dentro de uma escola pública no município de Cajazeiras, no sertão da Paraíba. O fato aconteceu na tarde da terça-feira (21) e teve como vítima o estudante Renato Oliveira, 21, que teria sido esfaqueado pelo colega de classe, identificado até o momento apenas como Larlisson, 21. Segundo testemunhas, os dois rapazes começaram a discutir no pátio de uma escola estadual.
Não demorou muito para a discussão partir para agressão física. Larlisson teria esfaqueado o peito de Renato, em uma região próxima ao coração. Os demais alunos tentaram impedir a confusão. Enquanto uns seguravam Larlisson, outros socorriam Renato, já caído ao chão. A vítima não resistiu e morreu no pátio da escola.
As aulas foram interrompidas e os alunos ficaram em estado de choque diante da violência. O motivo do crime ainda não foi desvendado pela polícia. Cerca de três horas após o crime, o acusado se apresentou à polícia, conforme informações repassadas pelo 6º Batalhão da Polícia Militar, em Cajazeiras.
Na semana passada, a Secretaria de Educação estadual começou a aplicar o "Plano de Enfrentamento à Violência nas Escolas". O governo paraibano pretende usar dados de violência nas escolas, feitos pela Secretaria de Segurança Pública, para coibir essas ações.

Como nós futuros professores podemos lidar com situações do tipo? Lembrando que estamos todos sujeitos a passar por esse tipo de situação em alguma momento da nossa atuação, visto que a seguranças nas escolas públicas é algo que deixa a desejar.

Jeane P.

2 comentários:

  1. infelizmente a violência nas escolas fazem parte da realidade do nosso país .É muito triste perceber que as crianças e os adolescentes perderam as noções de valores e respeito ao próximo.
    LADY TATIANE

    ResponderExcluir
  2. Foi com esse tema “violência na escola” que dei início as minhas pesquisas sobre o meu TCC. Já li vários trabalhos, pesquisas, artigos e etc, confesso que nunca imaginei que este universo fosse tão pesquisado, porém parece que pouco se tem realizado para se combatê-lo. Após uns 6 meses pensando sobre o assunto o meu Tcc irá abordar como a disciplina de sociologia tem contribuído para a abordagem e o enfrentamento da violência nas escolas. Para isso tenho começado minha pesquisa em escolas na cidade de Anápolis, assistido aulas de sociologia somente observando, e confesso que não é fácil para as professoras abordarem este tema, e levarem os alunos a refletirem sobre o problema. Também acredito que o problema deva ser enfrentado em conjunto com a sociedade. Alguns dados interessantes que constatei na minha pesquisa bibliográfica foram que todos na escola sofrem violência, tanto alunos como professores, corpo administrativo, técnico e servidores em geral, sendo que ora são vitimas ora sujeitos da violência, além é claro da violência externa que também atinge a escola.
    A violência escolar é um problema social e, portanto um processo contínuo, o qual deve ser constantemente pesquisado, pensado e analisado para se buscar formas, modos de entendê-lo e minimizá-lo. Penso que ainda temos um grande caminho a ser percorrido para que este problema social seja entendido e minimizado.
    SANDRA RANCAN

    ResponderExcluir