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domingo, 19 de junho de 2011

EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE: DESAFIOS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA


No debate em sala de aula sobre a “qualidade” na educação, fiquei me questionando sobre os desafios da sociedade contemporânea e, especialmente, do ensino no Brasil. Procurando entender que objetivos educacionais devem ser estabelecidos para se alcançar uma educação pública de qualidade? Para se constituir uma sociedade democrática e igualitária que tipo de diretrizes e pressupostos fundamentais deve guiar a prática educativa? Que tipo de preparação os alunos devem ter para a vida produtiva em uma sociedade técnico-informacional? Que cidadão se quer formar?
Essas questões não são nada fáceis de responder, especialmente porque, o quadro econômico, político, social e educacional e muito complexo e contraditório.
A educação escolar, principalmente o ensino público de qualidade para todos é uma necessidade e um desafio fundamental. De acordo com Libâneo:

“ O Brasil tem experimentado, desde o inicio da década de 90, amplo processo de ajuste do sistema educativo. Todavia, esse reconhecimento e esse empreendimento, especialmente no governo de Fernando Henrique Cardoso, deram-se de acordo com uma lógica economicista, cujo projeto educativo tem por objetivo último adequar a educação escolar às novas demandas e exigências do mercado.”(LIBÂNEO, 2008, p. 116-117).

É nessa perspectiva que a educação assume o papel de mercadoria ou serviço que se compra, e deixa de ter caráter de direito universal, o que a leva ao campo da competitividade, da fragmentação, da dualidade e da seletividade social e cultural.
Devemos então inferir, portanto que a educação de qualidade seria aquela educação que promove para todos o domínio dos conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades cognitivas e afetivas indispensáveis ao atendimento de necessidades individuais e sociais dos alunos? Ou a educação de qualidade deve ser entendida como um fator de realização da cidadania, com padrões de qualidade da oferta e do produto, na luta contra a superação das desigualdades sociais e da exclusão social?

LADY TATIANE

Um comentário:

  1. Lady Tatiane, quando falamos de análise para uma sociedade tão complexa como a nossa os presupostos , as respostas não são tão simples.
    Mas, quando começamos entender a constituição das coisas e os interesses em jogo dá pra definirmos e escolhermos qual tipo de qualidade queremos e a quem ela vai atingir.
    Dilma Maria

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