Cada pessoa é importante e possui sua forma peculiar
de ser. Na escola, com crianças e adolescentes, não é diferente, pois
cada um traz consigo uma bagagem cultural adquirida através do contato
com a família, bem como com outras pessoas do seu meio social.
Os professores podem valorizar esses conceitos
pré-existentes, dando oportunidade dos alunos demonstrarem seus
conhecimentos prévios, sua cultura, dentre outros, abrindo espaços de
discussões e vivências concretas.
As diferenças raciais podem ser estudadas pelo grupo
onde cada um pesquisa sobre a raça do outro, a fim de descobrir a
história daquela civilização, os costumes e suas tradições.
Na sala de aula o professor pode propor a
apresentação em forma de murais, exposição dos trabalhos de pesquisa,
além de experimentá-la através de pequenas peças teatrais.
Confeccionar materiais e fazer um acervo com estes
também é atividade interessante, pois os alunos têm a oportunidade de
ter contato direto com outras culturas. A diversidade dos cabelos pode
ser explorada na confecção de perucas, feitas com materiais simples,
mas que darão um efeito bem próximo ao real. Encha um balão e cubra-os
com uma camada grossa de jornal e cola. Após seco, corte ao meio,
obtendo assim duas partes que servirão como a base para se colar os
cabelos. Estes podem ser feitos com lãs de aço, lãs de cores variadas
como amarela, marrom, preta, ou cabelos sintéticos que são comprados
prontos para ficar mais parecido com o aspecto natural. Roupas e
acessórios também podem ser feitos através de materiais bem simples e
reciclados.
Diversidade Cultural – valor necessário na sala de aula
Uma outra forma de se valorizar as diferentes
culturas é levantar uma pesquisa dos jogos de cada uma delas. Existem
jogos advindos da África, Irlanda, Japão, China, Índia e várias outras
localidades. Os jogos também poderão ser confeccionados pelos alunos,
proporcionando, além de uma aula bem agradável, momentos prazerosos ao
utilizá-los na sala de aula.
A culinária também é uma forma de se descobrir as
diversidades culturais. Aulas práticas são bem aceitas pelos alunos,
pois proporcionam o desenvolvimento de um trabalho nas diversas áreas
do conhecimento como a matemática – através das medidas, de química –
com as misturas dos diferentes ingredientes, de português – com a
escrita da receita ou de relatórios explicativos do desenvolvimento da
atividade.
É bom lembrar que aulas interativas proporcionam um
aprendizado eficaz não somente de conteúdos escolares, mas de
experiências sociais que ficam por toda a vida, como: produzir diversos
objetos, usar da criatividade e aprender a lidar com o próximo de forma
respeitosa.
Fonte: Equipe Brasil Escola
As crianças entram em contato com a diversidade principalmente ao entrarem na escola, e é lá que ela deverá ter que ser aprofundada em peso, as diferenças étnicas se forem debatidas desde o incío da vida escolar do aluno, eles poderam se transformar em seres humanos menos racistas e preconceituosos ...
Sara Liz G. Cararo
Sara é verdade, ao entrar na escola a criança tem contato com as diferenças e se orientadas desde cedo sobre o assunto com certeza estarão mais preparadas para o respeito que se deve ao outro.É claro que para cada idade tem suas respostas e certos assuntos mas simples do que imaginamos elas já se dão por satisfeitas naquele momento, sem precisarmos aprofundar mais. O que será feito quando a dúvida vier novamente.São dicas práticas e interessantes.
ResponderExcluirDILMA MARIA
Sara, não é fácil lidar com a diversidade, seja ela social, cultural ou até mesmo racial, mas é um exercício de extrema importância para aqueles que têm a tarefa de educar. Tanto pais quanto professores devem fazer sua parte para que as crianças aprendam a viver em comunidade, e viver em comunidade significa lidar e respeitar às diferenças de toda natureza.
ResponderExcluirPara as práticas pedagógicas brasileiras o MEC inseriu orientações denominadas de “Pluralidade Cultural”, uma temática que faz diferença na formação de qualquer cidadão. É através dessa formação que se amplia os horizontes dos futuros cidadãos educando-os para às mais diversas crenças e formas culturais na contemporaneidade.
Encontramos nos inseridos na “Era da Globalização” onde o grande desafio é a valorização das diferenças e a cooperação entre elas. A ignorância gera o preconceito e só através do conhecimento é possível exercitar a tolerância.
Lady Tatiane
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ResponderExcluirEstávamos assistindo o filme "Entre os muros da Escola" na aula de Estágio 3, e no debate levantamos exatamente isso, como na França, país onde se passa o filme, a questão da diversidade já é tão posta que o "ser francês" é que se torna diferente. No Brasil a nossa diversidade racial é histórica, remonta a séculos, e ainda assim é algo delicado de ser trabalhado em sala. Nas escolas particulares os alunos se assustam se o professor pergunta o porque de tão poucos negros em sala, e nas escolas públicas a criança loira de olhos azuis também é vítima de preconceito. E muitas vezes os professores simplesmente se abstém de tocar nesses assuntos. Como conversávamos nas aulas de Teoria Social, esses temas têm que ser trabalhados não somente pelos professores de humanas, mas por todos. A Sociologia não pode ter uma visão messiânica da sua atuação no Ensino Básico, mas também não pode carregar sozinha o fardo de mudar 9 anos de formação que se passaram sem uma análise cultural, política e social do contexto destes alunos.
ResponderExcluirPor isso a questão da diversidade, assim como também diversos outros assuntos, devem ser tratados pela Escola e pelo corpo docente como um todo, e não somente pela Sociologia. Mas, enquanto (até quando?) isso não acontece, façamos a nossa mísera parte.
Larissa Messias
A diversidade esta presente em todas as áreas da nossa vida. Ela nos acompanha desde o nosso nascimento até o fim de nossas vidas, é uma pena que ela aos poucos se torne um problema para o convívio em sociedade. Infelizmente a naturalidade com que as crianças veem a diversidade vai sendo tolhida pelo convívio com outros, principalmente os adultos. Ai quando chegamos na escola, já estamos pré dispostos a não aceitar o diferente, achamos que a homogeneidade, o padrão em tudo é que é normal e nos levará ao êxito. Aceitar e viver a diversidade como uma grande aliada para o desenvolvimento do ser social não é responsabilidade só da escola, mas reconheço que seu papel é de suma importância para que a diversidade seja aceita e vivida em nossa sociedade.
ResponderExcluirSANDRA RANCAN