Powered By Blogger

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Vlog, mas uma possibilidade de comunicação ou propaganda barata?!



O que mais me impressiona na internet é a possibilidade de cada qual com um mínimo de conhecimento sobre uso de computadores, equipamentos eletrônicos e até da própria língua, podem quando quiserem e onde quiserem( claro com o acesso a internet ) postarem seus vídeos que expõem opiniões, eventos do cotidiano, algum flagrá engraçado que podem ser acidentes, escorregões, até mesmo brigas quando bem contextualizadas perdem seu viés trágico se transformando em cômico.

Esse tipo de prática que está atrelada ao advento da tecnologia em nosso país, que nos últimos anos têm vivenciado um fenômeno que ultrapassa o simples acesso a tecnologia, chamada distribuição de renda, mas esses também não é o assunto principal deste post. Então voltemos aos vlogs, o"Videoblogue (Videoblog, Videolog ou Vlog) é uma variante de weblogs cujo conteúdo principal consiste de vídeos.

Com estrutura geralmente similar à de weblogs e fotologs, possui atualização frequente e constitui-se como um site pessoal, mantido por uma ou mais pessoas. Os vídeos são exibidos diretamente em uma página, sem a necessidade de se fazer download do arquivo. Videologger é o termo utilizado para identificar produtores de vídeo pessoais para internet, similar ao termo videomaker, com o diferencial que suas produções tem como objetivo principal a exibição via web.O primeiro registro de vlog na internet data do começo do ano de 2000, criado por Adam Kontras.[1]Em fevereiro de 2005, foi lançado o site americano YouTube, que se tornou um estrondoso sucesso internacional e teve grande impacto na popularização dos vlogs."(http://pt.wikipedia.org/wiki/Videoblog).

Então como se trata de um canal de publicização de interesses e opiniões pessoais, o vlog é geralmente utilizado, pois está na moda na internet, para propagação de opiniões sem fundamentação teórica, empírica, que se baseiam em porcentagens minimamente duvidosas, enfim, esta ferramenta que poderia cumprir um papel social e educacional é utilizado para propagandear preconceitos, percepções equivocadas, divulgar uma informação vaga e que pouco poderia acrescentar no conhecimento comum.

Vejo esses vídeos se multiplicarem na velocidade em que são descartados, desse modo da para perceber a sua pseudo-validade. Nada contra que produz seu vlog, apenas sou desfavorável politicamente aos discursos levianos que são reproduzidos, tais como, o fim do Estado moderno como neste vídeo http://www.youtube.com/watch?v=Q4rEJr3sUO8 que além de ser fraco conceitualmente tem um caráter bem "direitoso" sai em defesa dos consumidores, porém o que eu vejo é uma apologia ao Estado mínimo. Outro tipo de vídeo que me incomoda bastante são aqueles que trazem explicações sobre relacionamentos e sobre os gêneros sexuais. "Véi" quem são essas pessoas que se acham capazes de formar leis gerais para gêneros sexuais, quem essas garotas e garotos tem em mente quando falam dos relacionamentos. Não dá para tratar uma questão séria como relacionamento afetivo, com argumentos, da novela das sete ou do fantástico, essas questões são muito complexas, pois são um microcosmo da sociedade. Essa semana vi um vídeo que me deixou bastante tenso, por isso vou posta-lo para todos verem do que estou falando.


Rafael Barros

2 comentários:

  1. Com o advento da internet, os "blogs" (todos os citados no texto) passaram a ser fonte de informação rápida e predominante, tanto os de humor quando os mais sérios. Os "blogs" aproxima as pessoas de várias coisas, dentre elas usarei um exemplo de um debate.
    Infelizmente essa seguridade de não se expor, faz com que surjam coisas de todos os tipos, racismo, homofobia, bullying... Todos os tipos de preconceitos e discriminações.
    Ao entrar em um debate em um blog você está sujeito a tudo! As pessoas não tentam deixar o pessoal de fora e a todo momento entram-se nas histórias de vida.

    ResponderExcluir
  2. As informações repassadas virtualmente, veem crescendo a cada momento. Os "blogs" permitem uma singularidade do autor além de permitir uma interação dinâmica entre o autor e seus leitores. Os blogs constituem em um meio real de comunicação e informação válida, desde que seja estabelecida um código de ética. Sobre esse assunto tem um livro muito interessante (Blogs.Com: estudos sobre blogs e comunicação)das autoras Adriana Amaral, Raquel Recuero, Sandra Montardo. Tem tudo a ver!
    LADY TATIANE

    ResponderExcluir