Powered By Blogger

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Para uma distinção de ciência aplicada e desenvolvimento tecnológico

Esta semana lendo uns blogs na internet, vi um post sobre a diferença entre um gênio e um estudioso. Para fazer essa distinção o blogueiro utilizou duas figuras pouco conhecidas Einstein e Bill Gates, na sua comparação tentava demonstrar como a descoberta do sistema operacional Windows foi mais significante para a população mundial de que a teoria da relatividade.
Visto que as duas descobertas foram e são cruciais até então, vejo que existe portanto uma confusão no que diz respeito a definição de ciência aplicada. Tendo em vista que o blogueiro atribuiu maior relevância ao windows. Só comecei a pensar nessa assunto novamente quanto retomava as leituras para a temida prova, pois lendo um dos tantos textos para a prova que enxerguei a ideologia por trás da definição de ciência aplicada tal como a sociedade capitalista a define, como desenvolvimento tecnológico. É claro que se o blogueiro expressa sua opinião no blog sem uma pesquisa pregressa pode incorrer nestes becos sem saída.


Rafael Barros

2 comentários:

  1. Certamente a descoberta do windows atingiu muito mais do que a teoria da relatividade, pois computadores estão presentes de forma física muito mais do que teorias que só temos determinado conhecimento na escola, faculdade, revistas... As pessoas se informatizaram mais, fizeram do computador um utensílio do dia-a-dia. Já não vemos discussões, explicações, exposições do que realmente diz a teoria da relatividade! É uma questão de convívio.

    ResponderExcluir
  2. Atribuir ao desenvolvimento tecnológico, da maneira que se vem fazendo é uma incoerência, sabendo que o desenvolvimento científico não se verifica somente pelo desenvolvimento científico, não sei... mas penso que o desenvolvimento tecnológico não prescinde a ciência entendo que se trata de algo a priori.


    Rafael Barros

    ResponderExcluir