Powered By Blogger

domingo, 19 de junho de 2011

POR FAVOR LEIA TUDO COM ATENÇÃO!!! 



                                                                                                        
                               
FASES DE PROFESSÔRA E PROFESSOR TAMBEM


 

                                 Recém formada

Pegou 20 aulas e está louca para ampliar sua carga - É uma gatinha cheia de sonhos e toda feliz, fala muito, está sempre contando as novidades.
Nos primeiros dias de trabalho, tudo é maravilhoso

Depois de 3 anos...

Está trabalhando em jornada ampliada. Já acompanha os movimentos do dia a dia cheia de novas ideias, tem planos para seu trabalho, anda um pouco agitada com tanta expectativa .


Depois de 6 anos...


Sua agitação aumentou um pouco, suas amigas e a direção estão percebendo. Já vira noite e dia tentando se encaixar na profissão.. Não sabe o que fazer com a turma de aceleração...e só falta plantar bananeira pra aumentar a nota do IDEB.


Depois de 10 anos...


Engordou um pouco... culpa dos antidepressivos, motivo: stress; -alunos, pais de alunos, direção, coordenação, supervisão, SEDU, filhos, marido ganhando pouco, trabalha longe de casa , ufa!!!!


Depois de 15 anos...


Com muita sorte já está trabalhando perto de casa. mudou todo o guarda-roupa, para se adaptar a nova silhueta. Mas tá feliz, come em casa e tem um caderno já pronto para o início do ano, é só segui-lo... Tem ainda uma dorzinha de cabeça, a garganta já era..., se esqueceu o significado de 'bom dia', se sente como se tivesse acabado de cair da cama...



Depois de 20 anos ....


Tem depressão regularmente. Não reconhece a rua onde mora, a memória deu PT (perda total), enxerga pouco; escuta pouco; dorme pouco; fala pouco; a única coisa que tem muito são dívidas....Está ficando completamente maluca!!!! E vê se pode ........ já quer se
Aposentar!!!!!



Caros colegas!

Espero que nenhum de vocês jamais tenham que (vivenciar) alguma dessas fases e que esta postagem sirva somente para sua descontração e reflexão quanto ao que (nos) aguarda o futuro.


MARIA APARECIDA.

3 comentários:

  1. Engracado, né.. A nossa realidade (ou futura realidade) é tão trágica que dá até pra fazer comédia! Acredito que esse pode ser o processo pelo qual os professores ainda tenham que passar por mais algum tempo, mas não necessariamente tem que ser o seu destino já pré definido. A ideia é lidarmos com as coisas de maneira a não idealiza-las ou mesmo a não ter uma visão "romantica" delas, pois os professores não são os redentores do mundo e nem o podem ser. Há um amadurecimento progressivo a ser conquistado, principalmente quanto ao que diz respeito à Sociologia.

    KÁRITA SEGATO

    ResponderExcluir
  2. É importante que fiquemos conscientes da realidade que nos espera embora seja ainda mais dever nosso como futuros professores acreditar e efetivar uns dos papeis da escola que nada mais: é seu papel de transformar a realidade coletiva. De fato não devemos cair na fantasia e achar que iremos salvar o mundo, mas podemos em parte mudar os fatos.



    Thaís Santos Souza

    ResponderExcluir
  3. Todo mundo um dia vai ficar velho, chato e de cabelos brancos, mas o importante é poder olhar para trás e acreditar que vc conseguiu mudar alguma coisa na sua vida, na vida de outras pessoas, e não desanimar já que o trabalho foi feito!

    Sara

    ResponderExcluir