Powered By Blogger

sábado, 25 de junho de 2011

"A questão Humana"

Acabei de assitir o filme  "A questão Humana" de Nicolas Klotz que traz pro cinema indagações sobre as mudanças que os sistemas políticos, econômicos trazem para a realidade concreta dos indivíduos modificando-lhes a própria forma de sentir, pensar, relacionar. Nesse filme, o diretor traz o universo de uma grande empresa francesa que no período da "reestruturação produtiva" introduz novos métodos de escolha e eliminação de funcionários de modo que traça um paralelo com as formas de eliminação dos "indesejados" na época do Nazismo. Os novos critérios de seleção e eliminação são, para Klotz, capazes de introduzir novas formas de se viver. Neste sentido, não pude deixar de associar essa capacidade à educação pensada em seu sentido amplo. Educação como meio de inculcação de valores, comportamentos, formas de pensamento. Pensando na sociedade construída a partir dos critérios de mercado, a educação que digo acompanha os interesses de setores privilegiados. Seja ela em instituições formais como a escola, privada ou de responsabilidade do estado, seja em espaços onde elas se apresentam como "informais" (empresas,  partidos políticos, Organizaçõs Não Governamentais, instituições religiosas, família, bares), a instrução/educação é uma ação formadora de seres conforme os valores locais. No filme, a educação está em parceria com um contexto econômico de aproveitamento máximo dos recursos industriais (funcionários muito qualificados e dedicados, métodos de escolha especializados), nas escolas a educação represesnta uma adequação ao mercado de trabalho. Essa continuidade chega a amedrontar.... 

Pra quem se interessar:  "A questão Humana" de Nicolas Klotz

4 comentários:

  1. Achei muito interessante esse filme, pode ter certeza que ele irá entrar no kit pessoal. aproveitando do ensejo, tenho uma sugestão também de filme, não sei se viram mais se chama Jan e Peter são "Os Edukadores": de forma criativa e sem violência protestam contra as injustiças sociais invadindo mansões para deixar um aviso, aos milionários, de que "seus dias de fartura estão contados". Quando Jule, namorada de Peter, resolve participar dessa atividade invadindo a casa de Hardenberg com Jan, enquanto Peter está viajando, a história dá uma guinada inesperada: segredos serão revelados, sentimentos descobertos e os "edukadores" terão que mudar radicalmente sua estratégia de protesto. "Edukators - Os Edukadores" fala das revoluções sociais de uma forma absolutamente original, colocando todos os lados da questão em uma mesma mesa. O filme fala de injustiça, companheirismo, triângulo amoroso, questionamentos filosóficos e seqüestro. Tudo isso com um final surpreendente!


    Roberta Rodrigues de Sousa Góes

    ResponderExcluir
  2. MUITO INTERESSANTE ESSA POSTAGEM!
    REALMENTE ADOREI, MAS VOCÊ SE ESQUECEU DE ASSINAR!
    QUE TAL FAZER ISSO,LEMBRE-SE AINDA É TEMPO PARA FAZÊ-LO.

    MARIA APARECIDA.

    ResponderExcluir
  3. Essa postagem me levou a uma pergunta: será que a educação não está contribuindo para uma crise de valores, comportamentos, formas de pensamento?? De uma educação tradicional à construtivista numa ruptura (ou junção) de uma educação informal, assistemática ou difusa com uma educação formal, sistemática... me parece não existir mais distinções e ao mesmo tempo uma perca de significado da própria educação.

    KÁRITA SEGATO

    ResponderExcluir
  4. Achei muito interessante a associação que você fez do filme com a educação. Sem dúvida e um exelente filme e retrata muito bem os valores que perpassam pela sociedade. Sendo assim, esses mesmo valores são transmitidos através da educação.

    Jeane Pereira

    ResponderExcluir