Powered By Blogger

sábado, 18 de junho de 2011

Qualidade a partir do que?

A última aula de Teoria Social da Educação sugeriu uma reflexão a respeito de alguns pontos referentes a Educação, de modo geral, e em particuar, a educação brasileira. Parte dos colegas, ao tomarem como base de análise a sociedade capitalista atual, expressaram que a qualidade educacional é medida a partir da capacidade das instituições adequarem suas propostas de ensino aos valores do sistema econômico. Outros, inclusive eu, aliaram-na a concepções nomeadas pelo professor como "humanísticas". Uma aluna,em paralelo, questionou o exercício de medição qualitativa dessa realidade. Diante de sua exposição, me surgiram algumas questões: se é possível medí-la, tem-se como pressuposto de que há uma referência de onde partem todos os critérios de análise. Ter qualidade seria adequar-se a que?
Se dissermos que a boa educação persegue valores humanitários construídos democraticamente, também pergunto "o que é democracia?", "ela, de fato, possibilita a diversidade de saberes, valores, métodos e formas de organização social? ", "o que são valores humanos, direitos huamanos?".
Ao se pensar nas instiuições escolares, seja no ensino básico fundamental ou no ensino superior, o que significa dizer que são democráticas? Todo aluno que se submete ao sistema educacional deve adequar-se aos valores e diretrizes da instituição. No ensino médio, por exemplo, um bom aluno deve ser disciplinado, demonstrar insteresse pelos assuntos tratados. Melhor ainda são aqueles que desenvolvem diálogos com os temas "complexos", "difíceis". Quanto mais interessados no universo burguês(também não sei exatamente o que isso significa), melhor são localizados na escala de medição. Não seria uma adequação, uma "docilização de seus corpos", conforme alegou Foucault, em direção a modos de vida e pensamento de uma elite com privilégios? A democracia é uma vitória da sociedade em que sentido? Ela promove a igualdade de direitos, deveres.... ou evidência da diferença, o "direito de sermos diferentes" conforme um dia escutei da famosa Leitão "a democracia deve ser muito mais do que a manutenção da igualdade um direito da diferença"?  Acredito na transformação social da realidade social e aceito que a educação institucional seja meio importante nesse processo, mas somente diante de uma modificação em sua lógica de atuaçãol. O conhecimento é transmitido ou construído de forma fragmentada, vazia e desvinculada com prática de mundo. Nesse sentido, fico um tanto tentada a perceber toda essa estrutura como uma "violência simbólica"(Bourdieu).

Incluir alunos sem mudar a referência  parece ser, de fato, a manutenção da dominação entre classes...

Maria Fernandes GOmide

3 comentários:

  1. “Na cultura política atual pensa educação para o povo como um adestramento, onde o desprovido de tudo precisa pelo menos ser habilitado com as competências elementarísssimas para continuar sendo povo”. Esta idéia de Arroyo é bem instigante e se faz atual. Traz este imaginário cultural nacional sobre o “formado”, como aquele que vem de “berço” sinônimo de elite. E por isso o “povo” não entra no jogo pela formação plena como humano. E a educação direito de todos, fica sem ser direito igual a todo o conhecimento e toda a formação universal.

    Dilma Maria

    ARROYO, MigueL. Imagens Quebradas, p.235, 2007.

    ResponderExcluir
  2. OI pessoal concordo plenamente com a Dilma e Maria para mim um ensino qualificado seria a junção do ensino humanistico com a tecnicista. É necessário sim que as pessoas tenham acesso a uma educação que estimule a reflexão crítica, porém é necessário também saiba por em prática o que tem aprendido o problema é quando esse ensino seja voltado apenas para a inculcação de certas rregras e valores não estimulando o raciocinio crítico das pessoas.

    ResponderExcluir
  3. infelizmente a influência exercida pelo capital é algo que influência em vários aspectos no meio social e um deles é a educação, o que aliás só prejudica, limitando e moldando as informações dadas. a escola que deve ser um espaço que proporcione uma emancipação ao indivíduo está voltada para um ensino tecnicista, voltado para o mercado e deixando esta formação humanista, de lado. deve haver uma mudança no sistema educacional, mas também deve haver a mudança do professor, que este reveja as reais prioridades, para que possamos de alguma forma mudar este quadro.

    ResponderExcluir