Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de junho de 2011

educação libertária

Olá pessoal! Após horas de muito pensar sobre o que e como escrever me lembrei do comentário do João sobre a Educação Libertária do (Bakunin), e também sobre a aula de hoje de psicologia em que a professora falava do desenvolvimento humano e da importância do exemplo, pois, segundo ela a criança aprende imitando o queo adulto faz. Peguei o texto e comecei a ler e encontrei uma parte em que o autor fala exatamente sobre isso.

A maior força moralizadora é o exemplo. O mal é contagioso; o bem também. O exemplo influi quase de maneira toda-poderosa sobre a criança, devido à sua maleabilidade. Reflete tão fácil e fielmente o meio em que se desenvolve que se poderia, através da criança, conhecer este meio e, talvez, ainda mais comodamente, pelo conhecimento do meio, pressentir a criança.
Mais adiante no texto ele diz.
Se não quiserem que os filhos mintam, não os enganem nunca; se não quiserem que eles briguem entre si, não batam nunca neles; se não quiserem que eles falem de forma grosseira, não os insultem nunca. Se quiserem que eles tenham confiança em vocês, demonstrem confiança neles .se quiserem que os escutem ,falem a eles como a seres capazes de entender;se quiserem que eles sejam afetuosos e expansivos com vocês, não poupem seus beijos nem suas carícias. O exemplo é todo poderoso.
Caros colegas e professor Franck quando fiz esta postagem em 23/03/2011, estava com dificuldades em utilizar as ferramentas necessárias e por isso ao invés de postagem ela apareceu como comentário a uma postagem (teste) e, portanto pode não ser vista quando for feita a contagem final. Então tomei a liberdade de refazer a postagem agora de forma correta. 
Obrigada.
Maria aparecida.

23 de março de 2011 18:02

Nenhum comentário:

Postar um comentário