Powered By Blogger

quarta-feira, 8 de junho de 2011

RETRATO EDUCACIONAL BRASILEIRO





Estas charges retratam bem a realidade da educação no nosso país sob vários aspectos. É um norteador para se repensar sobre o espaço e as práticas educacionais. Para se mudar a realidade é necessário mudanças imediatas.

Lady Tatiane

5 comentários:

  1. Entre essas três charges á cima referida, a que me pareceu mais pertinente foi a segunda, não que as outras não seja, mas na segunda podemos notar duas realidades direta, a mudança na ortografia, melhor dizendo a reforma que nossa lingua vem sendo adaptada, e de fato o conteúdo da frase: o descuido das escolas públicas, é preocupante pois existe no país diversas escolas em localidades variaveis que possuem pouquissimas condicções fisicas para receber esses alunos e mesmo que se tenha professores qualificados mininstrando suas aulas, não é suficiente para que se possa alcançar um ensino de qualidade.


    Thaís Santos

    ResponderExcluir
  2. Destaco dois pontos importantes nessa postagem. O primeiro diz respeito as tirinhas, que impressionam na velocidade de transmissões de informação e a clareza que as mesmas expressão. A segunda, e mais importante, retrata ao conteúdo passado na postagem pelas tirinhas. Fica evidente que a escola é um espaço conflituoso, há uma confluência entres os indivíduos que compartilham esse espaço, como professores, cargos administrativos, alunos, etc. Existe sempre a troca de conhecimentos, vivências, culturas... Talvez o que diferencia dos outros espaços sociais.
    As tirinhas mostram os problemas enfrentados pelos brasileiros, que utilizam da rede pública de ensino, tais como: violência, precarização do trabalho do professor, precarização do espaço físico e dos materiais entre outros problemas que afetam diretamente na conjunção social do país.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Lady! Simplesmente me amarro nessas charges de humor, pois elas têm o poder de me fazer esquecer os problemas sejam eles de qualquer natureza ou intensidade.
    Quanto aos problemas referidos nas charges todos eles são cruciais na vida de qualquer de nós que temos a pretensão de estar em sala de aula futuramente.
    Creio que a violência seja o mais preocupante, pois todo professor seja de escola pública ou privada têm alguma (história) pra contar a respeito de ameaças sofridas por parte de algum aluno.

    Maria Aparecida.

    ResponderExcluir
  5. "Manias de grandeza"??? Acho questionável que a educacão seja indicativo de algum tipo de grandeza, principalmente a atual educacão que nos é apresentada/ oferecida. Mas porque certa parcela das pessoas imaginam a educacão como algo grandioso? Talvez porque seja algo tão inacessível que se coloca fora da realidade do indivíduo. Pra mim essa tirinha só reforca a ideia da reproducao da estrutura de classes pela educacão.

    KÁRITA SEGATO

    ResponderExcluir