Anotações da Palestra do Professor Pedro Demo (vídeos postados no meu comentário anterior)
Nesta palestra, Pedro Demo discute duas
referências para o futuro: Educação Integral e Aprendizagens Virtuais.
Para iniciar esta discussão,
Pedro Demo afirma que não se deve encaixotar nas cabeças dos professores apenas
as teorias já existentes, mas cada professor deve ter a iniciativa de produzir
a sua própria teoria a parir das análises e teorias já existentes, fazer
teorias em cima de outras teorias e com isto, teremos reconstruções de teorias,
a partir daí teremos uma misturas de teorias, ou seja, textos já existentes
como dos autores Paulo Freire, Sócrates, Platão, dentre outros. Porém estas
misturas não podem ser meramente reproduções de textos já existentes, mas uma
produção própria.
Pedro Demo defende que os professores
tenham propostas teorias próprias não unificadas e não uniformizadas, pois
assim como aprende que na natureza as formas têm que ser variadas e com isto, é
muito importante que as pessoas tenham idéias, origens e interesses
diversificados para que possam produzir e não reproduzir o conhecimento e com
isto, aprender de maneira diferente. No mundo acadêmico, tanto os alunos como
os professores possuem o desejo de produzir conhecimentos, pois na sociedade do
conhecimento, a única coisa que interessa é a produção de conhecimento e isto
se dá através da Pesquisa. Os países desenvolvidos investem em pesquisas para
produzir conhecimentos, portanto, a cópia, a reprodução já não interessa mais.
É necessário que o aluno que entra na faculdade ou na Escola, não entre com a
finalidade de assistir aulas, mas com o objetivo pesquisar para produzir
conhecimento e toda aula para ser chamada de aula tem que ter um produto
próprio do aluno de tal maneira que o professor organize esta produção para com
intuito de uma melhor avaliação. A avaliação é uma forma existente nos países
desenvolvidos para coletar dados precisos e isto se da por meio dos estudos.
Demo continua afirmando que no Brasil, há um entendimento de que estudar é um
castigo, mas em nos países desenvolvidos, estudar faz parte da vida do aluno.
Para
Demo, estudar é produzir sua contra proposta e para isto é preciso ler. Não se
trata de copiar isto ou aquilo, nós temos que entender que a leitura é uma
forma de aprendizado, quem ler consegue se expressar melhor, consegue construir
um texto, fazer uma boa discussão sobre os textos lidos, fazer críticas do que
se esta lendo. Hoje, nos vestibulares, o que mais causa temor nos alunos é a
redação, mas como fazer uma boa redação se não há leitura, se não houver um
mínimo de leituras não conseguiremos produzir nenhum texto ou até mesmo nenhum
conhecimento, mas isto tudo acontece porque assim fomos formados em nosso país.
No
Brasil não há uma importância como temos em países desenvolvidos uma atenção
com qualidade para a nossa educação. Não temos uma cultura de aprendizado desde
crianças com um envolvimento maior com os estudos ou com a leitura.
Infelizmente, o que vemos são crianças que estão na 8ª série sem saber ler ou
até mesmo a escrever, por causa de um sistema, os professores das escolas
públicas são obrigados a passarem de ano os alunos independente se estão
sabendo ou não os conteúdos aplicados em sala de aula.
Demo
afirma que o professor que possui o hábito de estudar sua vida toda tem uma
chance de mudar este quadro e não aquele que faz seu curso, exemplo, pedagogia,
estuda somente enquanto está em sua vida acadêmica e não volta mais a estudar
achando que está pronto. Demo continua afirmando que o papel do professor não é
apenas pegar um conteúdo e dividi-lo para dar suas aulas, envolve muito mais
que isto, tem que estudar mais para produzir seus próprios conteúdos através
das teorias existentes.
O século
XXI é o pilar da aprendizagem, pois esta tendo pessoas com vontade de produzir
mais através de seus conhecimentos. Para isto, deve-se mudar o patamar ou uma
cultura na qual as crianças terão desde cedo, hábitos formados e
conseqüentemente, produzirão no futuro, conhecimentos bem melhor.
Entrando
no mundo virtual, vemos que podemos adquirir vários textos através da internet,
um bom site de conhecimentos tem textos que são aptos a imprimirem e também a
serem assistidos através de imagens documentais como por exemplo, um bom filme,
alguns com mais de 100 anos, porém são interessantes e suas produções ajudarão
bastante ao aprendizado, pois cada vez mais, o mundo virtual esta chamando mais
atenção do que textos que podem ser impressos.
Todos
podem participar da produção de conhecimentos, desde que estejam dispostos a
estudarem e a produzirem através de pesquisas. Demo afirma que descobriu-se que
desde o começo, as universidades já falavam destes conhecimentos, pois não se
trata de um produto acabado, não se trata de um pacote que pode ser conquistado
somente pelos ricos e que cumpria a função de reprodução e não discussão. Portanto, o conhecimento está aí para ser
discutido por se tratar de um produto de discussão que nunca acaba.
Demo
afirma que temos que ter uma nova maneira de ver o conhecimento e também, devem-se
criar hábitos de democratização do conhecimento para com o objetivo de
exercitar o método cientifico. Para isto, há 3 pontos para produção de métodos
científicos.
1º O
texto tem que ser Neutro: tem que ser feito de uma maneira clara para que todos
possam ser lido com calma para se fazer uma profunda avaliação;
2º Não usar
a pesquisa original de acordo com a coleta de seus dados, pois a regra de todas
as enciclopédias são que devemos fazer um conhecimento a partir dos que já
existem, sendo o conhecimento do conhecimento;
3º Tudo
o que se coloca tem que ser verificável, tem que estar em algum lugar para que
possa ser testado.
Contudo,
milhares de pessoas aprenderam a fazer textos científicos, isto seria um modo
de fazer ciências para todos, ou seja, uma forma de organização científica da
sociedade do conhecimento.
Demo afirma
que a partir de 2003, foi apresentada uma forma nova metodológica de produzir
conhecimento, deixando para traz a web de consumos de cópias e reproduções para
uma web de quem quer produzir traga algo próprio. Daí surge a idéia de produzir
algo que é seu, mas há uma crítica nisto, pois muitos afirmam que não existe
algo próprio, tudo já foi criado, mas se tratando de dados enviados para a
internet, ninguém é dono de nada, pois tudo é de todos, não há dono da idéia,
com isto, na produção de trabalhos escolares, acaba que quando se pega na
internet fica muito superficial. Há muitas reclamações das superficialidades
dos textos encontrados na internet, pois estamos em meio a uma geração
superficial de alunos que não estudam, não querem ler livros de 200 páginas e por
isso, pegam os resumos dos resumos feitos na internet.
Para defender
a idéia de escola integral ou educação integral, Pedro Demo apresenta 10
pontos:
1º oferta
de qualidade: a escola de tempo integral no Brasil resultaria em mudanças do
tipo, de manhã seria feito o repasse dos conteúdos e a tarde, seria um
investimento nos alunos;
2º professor
de qualidade: só um professor diferente faz uma escola diferente pois, seria um
professor de qualidade para construção de uma escola de qualidade;
3º aprender
a estudar: assim como os alunos, os professores têm que aprender a estudar para
a produção de uma boa aula.
4º tempo
de estudos: os professores têm que ter tempo para estudar, em países desenvolvido,
os professores dão aula em um período e no outro, estudam, com isto, conseguem
elaborar melhor suas propostas de ensinos;
5º pedagogicamente correta: esta escola teria sua
pedagogia com metodologias corretas;
6º tecnologicamente
correta: uma escola de qualidade tem que entrar no mundo virtual, no futuro, os
alunos terão computadores nas salas de aulas e todos precisam lhe dar melhor
com estas tecnologias;
7º novas
alfabetizações: para isto inclui habilidades do uso da máquina, pois também
poderá produzir conhecimentos e transformar a tecnologia em informações para
dar conta do século XXI;
8º habilidades
do século XXI: este será o século da era digital e isto ajudará a formação de espírito
crítico do conhecimento.
9º todos
podem aprender bem; e
10º oportunidades:
todos têm direito a aprender bem e a ter oportunidades de estudar numa boa
escola para com isto, produzir seus conhecimentos.
Temos sempre
que valorizar o mundo virtual, mas não exagerando com as tecnologias existentes.
Ass: Vânia Lopes
Como foi apresentado neste post percebo que a educação tem fundamental papel na dominação das classes subalternas, produz estereótipos, arquétipos, formas de ser no mundo. Mas, e além disso, inculca nos indivíduos conhecimentos muito superficiais.
ResponderExcluirO professor é submetido a condições precárias de trabalho, na qual condiciona o profissional professor a reproduzir a ordem vigente. Nesse sentido, é muito interessante ver a criticidade, submeter-se a "prova" da prática, saber que existem dois caminhos possíveis o crítico e o reprodutivista e enquanto professor escolher o caminho que lhe trará dificuldades no que diz respeito a aplicabilidade, e outro que não necessita de nenhuma elaboração teórica ou metodológica, afinal está dado.
Faço estes questionamentos, pois, são muitos os teóricos que se dizem críticos, porém, não os vejo num engajamento latente... não sei, mas me parece que ser crítico é uma possibilidade deste sistema e por tal ambiência duvido que somente a crítica leve a algum lugar.
Rafael Barros
Continuando aos comentários da palestra do professor Pedro Demo e ao comentário do aluno Rafael Barros,me coloco na posição de concordância com o que o Rafael Barros escreveu, vejo que o professor é sim submetido ou envolvido a um sistema de uma infra estrutura pré-moldada existente na nossa sociedade, acho o que o professor Pedro Demo colocou em que o professor teria que ter tempo para estudar onde, num período ele daria aula e no outro estudaria, como se faz em países desenvolvidos, assim teria condições de produzir seu próprio material, sendo o conhecimento do conhecimento, SERIA MARAVILHOSO se no Brasil fosse desta forma, mas infelizmente, o professor brasileiro tem que multiplicar seu salário em 3 períodos para que assim possa dar uma qualidade de vida melhor para seus familiares, isso é uma vergonha, nós temos que lutar para que a EDUCAÇÃO no Brasil possa ter mais oportunidades e melhor qualidade para que nossas crianças possam saber ler de verdade e com isto, não precisaríamos ver algumas crianças na 8a série sem saber ler e os professores tendo que passar estes alunos de ano devido a um cumprimento de metas vindas do estado.
ResponderExcluirMas ainda sim, creio num tempo em que nossa EDUCAÇÃO será mais vista e não teremos mais estatísticas de analfabetismos ou semi-analfabetismos no Brasil.
ASS: VÂNIA LOPES